Câmara tem novos servidores públicos empossados

por frg publicado 26/07/2022 13h15, última modificação 27/07/2022 14h15
Servidores do último concurso tomam posse

Advogado, Agente Administrativo, Técnico Contábil, Assistente Legislativo e Jornalista. Esses são os cargos dos cinco novos servidores públicos que tomaram posse neste mês na Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande.
De acordo com a Diretora do Departamento Administrativo, Thaynara Carvalho Murata, nesta primeira convocação foram chamados 11 aprovados. Até o momento, cinco se apresentaram para posse.
A Diretora explicou que tais convocações acontecem em um momento de crescente demanda das atividades do Legislativo: “Com a ampliação da sede do Poder Legislativo, aumentaram as demandas, tanto nas questões legislativas, como nas administrativas. E nosso quadro de funcionários encontrava-se em déficit”.
Aprovado no concurso, Antony Maurer assumiu em 19 de julho o cargo de Técnico Contábil e vai desempenhar atividades de Recursos Humanos e Financeiro.
“Tenho experiência com contabilidade privada e é minha primeira vez atuando com o serviço público. Minha expectativa é a de auxiliar e dar continuidade ao serviço que já vinha sendo feito, melhorando aquilo que for possível, ajudando a Câmara, os vereadores, os demais efetivos e os comissionados”, disse o técnico em contabilidade.
A ampliação do quadro de funcionários efetivos da Câmara impacta diretamente em “uma melhor agilidade nos processos internos, bem como um melhor atendimento ao público, além de uma ampla publicação de todos os atos praticados nesta Casa de Leis”, explicou Thaynara Carvalho Murata.
O último concurso para o Poder Legislativo havia sido realizado em 2014. O deste ano começou a tramitar internamente em 2019, justamente na ocasião da ampliação da Câmara. A Diretora esclareceu que, “com a pandemia e a publicação da lei complementar 173 de 2020, que, no seu artigo 8º, inciso II, vedava a contratação de pessoal até 31 de dezembro de 2020, o processo ficou suspenso”.

Convocações e cargos

De acordo com a Diretora Thaynara Carvalho Murata, a validade do concurso é de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período. Então, durante esse prazo, a Câmara pode realizar convocações dentre os aprovados.

Outros aprovados em cargos como os de Operador Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, Contador, Agente de Serviços e Advogado já foram convocados, mas ainda não tomaram posse.

Para este certame, foram criados os cargos de Jornalista, Agente de Tecnologia da Informação, Operador Técnico em Produção de áudio e vídeo, Agente de Segurança do Legislativo, por meio da Lei complementar nº 206/2022. Tal lei também ampliou quadros de cargos já existentes, tais como o de Advogado, Contador, Recepcionista, Assistente Legislativo, Agente Administrativo, Agente de Serviços e Motorista.