CEI do Aterro entrega pessoalmente ofício de investigação à Estre

por frg publicado 22/07/2022 15h14, última modificação 22/07/2022 15h14
Comissão Especial de Inquérito - Aterro Sanitário

Os integrantes da Comissão Especial de Investigação (CEI) do Aterro Sanitário entregaram pessoalmente, ontem (20), à Estre Ambiental, um ofício que comunica a abertura da CEI e que será realizada uma visita “in loco”, pelos vereadores, para averiguação da execução dos trabalhos contratados para município.

Estiveram presentes na entrega os vereadores integrantes da comissão - o presidente, Enfermeiro Zé Carlos (PRTB), o relator, Professor Léo (PSB), e os membros, Professor Hélio (PSD), Alex Padilha (PSC) e Maciel do Dog (PROS). Acompanharam a entrega, ainda, os parlamentares Alexandre Maringá (presidente da Câmara), Carlos Brandão (REPUBLICANOS), Sandro do Proteção (PROS) e Gilmar Petry (CIDADANIA).

De acordo com o relator da comissão, Professor Léo, o ofício foi recebido pela Gerente Jurídica da empresa, Tatiana Pataro. E, na ocasião, os vereadores fizeram questionamentos pertinentes à investigação.

“No ato, a empresa solicitou que tais questionamentos fossem documentados, o que foi realizado prontamente pelos parlamentares, em documento escrito de próprio punho, durante visita”, explicou o vereador.

A representante da Estre Ambiental, de acordo com o relator, comprometeu-se a encaminhar as respostas aos questionamentos até o final da próxima semana.

O presidente da Câmara, Alexandre Maringá (PRTB), destacou a importância de acompanhar os trabalhos da comissão do Aterro Sanitário: “Como presidente, me sinto no dever de estar acompanhando e de dar uma resposta à população”.

Trabalhos da comissão

Além da visita realizada ontem, a comissão encaminhou um ofício para o Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol) solicitando documentação acerca dos contratos com a Estre a partir de 2012. O prazo para resposta deste pedido vence amanhã (22).

“Esperamos que seja cumprido o protocolo. Caso isso não aconteça, a CEI se reunirá para decidir os próximos passos”, disse o relator da comissão.
O objetivo da comissão é investigar o acidente fatal do trabalhador João Luiz Kubis e o cumprimento contratual do sistema integrado de processamento de resíduos do município.