CPI da Câmara Municipal ouve testemunhas

por frg publicado 11/08/2021 12h54, última modificação 11/08/2021 12h54

A Comissão Parlamentar de Inquérito Processante da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande já ouviu 12 testemunhas durante a fase de oitivas

Na última segunda-feira, 09 de agosto, a Comissão Parlamentar de Inquérito Processante (CPI), da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, deu continuidade às oitivas. Composta pelos vereadores Enfermeiro José Carlos (presidente), Caio Szadkoski (relator), e Serjão (membro), a referida comissão tem a finalidade de apurar uma denúncia contra o prefeito da cidade, Nassib Kassem Hammad.

A CPI investiga supostas infrações político-administrativas que, segundo a denúncia, teriam sido cometidas pelo chefe do Executivo.

Oitivas

A fase de oitivas é uma das mais importantes do processo, pois é o período em que são ouvidas as testemunhas que foram indicadas pela defesa, bem como as que a comissão entende por necessária aos esclarecimentos dos fatos.

Até agora, foram ouvidas 12 testemunhas, sendo a maioria servidores públicos de carreira ou comissionados da atual gestão. Mais pessoas serão ouvidas ainda nesta semana.

Andamento

Os membros e a defesa terão um período para avaliar o teor dos depoimentos e as provas apresentadas na denúncia. Após o cumprimento dos trâmites legais e os prazos do processo, será dado o parecer final.

Se a CPI concluir que as denúncias são verdadeiras, o Prefeito de Fazenda Rio Grande poderá ter o seu mandato cassado. Caso isso ocorra, o vice-prefeito do município, Marco Marcondes, poderá assumir imediatamente o comando da cidade.

Vereadores

O presidente da CPI, Enfermeiro José Carlos, fala sobre a transparência dos trabalhos que vêm sendo realizados pelos membros. O vereador comenta que as pessoas que estão prestando depoimento estão tendo a oportunidade de colocar as suas versões, bem como a defesa tendo a liberdade para realizar perguntas para os mesmos. “Esse processo está sendo o mais transparente possível, para as pessoas conhecerem o que está acontecendo nesta Casa de Leis”, diz.

Caio Szadkoski, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito, lembra que a Câmara Municipal já recebeu quatro denúncias que estão sendo investigadas pelos vereadores. “Tem fatos gravíssimos que os vereadores estarão trazendo para a população. Estamos trabalhando, vamos estar apurando os fatos, trazendo para a sociedade de Fazenda Rio Grande o que realmente acontece dentro do nosso município”, afirma o vereador.

Alexandre Maringá, presidente da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, faz uma avaliação positiva sobre os trabalhos desempenhados pelos membros da CPI. “Eu avalio que os membros dessa CPI estão trabalhando com muita transparência, com muita dedicação, a fim de apurar as denúncias que chegam aqui nessa Casa de Leis”, conclui.

Veja o video no Facebook:

Vídeo Completo