Fafá Conta encanta crianças em evento no plenário

por frg publicado 05/08/2022 14h44, última modificação 05/08/2022 14h44

Na última quinta-feira (05), o plenário da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande foi palco do evento Contação de Histórias, que trouxe 84 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Iguaçu para ouvirem histórias da contadora de histórias, Fafá Conta.

Flávia Ribeiro Scherner, a Fafá, que tem formação como atriz e designer, explica que, ainda que o foco desta atividade sejam as crianças, boas histórias são para todos.

Em grupos como este, nosso “objetivo é o de criar vínculos com o mundo e possibilitar às crianças conhecerem outras histórias”, explicou.

De acordo com Rosana Fernandes Pereira, diretora do Cemei Iguaçu, a faixa etária das crianças que estiveram no evento é de quatro meses a três anos e meio de idade. E a educadora ressaltou que todas elas aproveitam.

“A gente percebe que mesmo as crianças mais pequenas entendem. Elas ficam com os olhinhos prestando bastante atenção”, disse.

Atividades como as de contação de histórias contemplam estratégias pedagógicas desenvolvidas pelo município. “Além de estar diretamente alinhada à proposta curricular municipal para a educação infantil, percebemos que contribui, posteriormente, com o processo de alfabetização, com o processo de aprendizagem pela leitura e com o próprio hábito de ler”, explicita a educadora.

Justamente tendo isso em vista, o Cemei procurou o Instituto Estre para realizar a atividade em parceria. Bianca Melo Alves, assistente de projeto do instituto, explicou que “O projeto de contação de histórias é um dos projetos sociais desenvolvidos, ao lado dos de educação ambiental e de comunicação social”.

Os interessados em conhecer o trabalho de Fafá Conta podem acessar seu canal no Youtube.

Espaço do plenário

O espaço do plenário da câmara destina-se às atividades regulares do legislativo, como sessões e eventos. Mediante à disponibilidade e à reserva, instituições e órgãos públicos também podem fazer uso.

Conforme a Diretora do Departamento Administrativo, Thaynara Carvalho Murata, “A solicitação deve ser realizada via protocolo, na Câmara, e deve conter a finalidade do evento, data, horário de início e término, indicação aproximada de números de participantes e nome e qualificação do responsável. Uma vez verificada a disponibilidade na agenda, a solicitação é encaminhada para ser autorizada pelo presidente”.