População participa de audiência pública da CEI aterro

por frg publicado 16/03/2023 16h57, última modificação 16/03/2023 16h57

Os responsáveis pela Estre Ambiental, pelo Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbano (Conresol) e pela Secretaria de Meio Ambiente compareceram à audiência pública da Comissão Especial de Inquérito (CEI) do aterro sanitário e responderam aos questionamentos da população no último dia 15 no plenário da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande.

Antônio Januzzi, gerente de meio ambiente, e Marcos de Oliveira Moreira, advogado, estavam representando a Estre, o Secretário de Meio Ambiente Rafael Nunes Campaner, a pasta que coordena, e o advogado Luis Fernando da Silva Lamaur, o Conresol. O Instituto Água e Terra (IAT) não compareceu e, até o presente momento, não apresentou justificativa.

A população participou com questionamentos sobre políticas de fiscalização no aterro, desvalorização de imóveis do entorno, atuação do Conresol, cumprimento do licenciamento pela Estre, entre outras temáticas. Também estiveram presentes com questionamentos os representantes do deputado estadual Goura (PDT).

Na sequência, os vereadores da puderam realizar seus questionamentos. Na oportunidade, o presidente Sandro do Proteção (PROS) questionou se a Estre possuía alguma outra área no município, além da do aterro, o que foi negado por Antônio Januzzi.

De acordo com o relator da CEI Aterro Sanitário, vereador Professor Léo, quando da divulgação do relatório final da comissão, que será de acesso público, os documentos entregues pelas empresas e instituições serão incluídos.