Segurança no trânsito é foco de ação conjunta realizada pela Câmara, FazTrans e Associação de Ciclistas

por frg publicado 18/05/2023 16h45, última modificação 18/05/2023 16h52

Em uma parceria inédita, a Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande (CMFRG), a FazTrans e a Associação Fazendense de Ciclistas (AFC) realizaram ontem, dia 17, uma ação para conscientização sobre a segurança no trânsito. 

A atividade consistiu na abordagem de motoristas que passavam pelo cruzamento da rua César Carelli com a Manoel Claudino Barbosa e na distribuição de panfletos e adesivos sobre a importância do cuidado com ciclistas.

Estiveram presentes agentes de trânsito da FazTrans, ciclistas dos grupos 'Pedalajão” e “Pedala Fazenda”, e os vereadores Alex Padilha (PSC), Carlos Brandão (Republicanos) e Professor Hélio (PSD).

A psicóloga especialista em trânsito e membra da AFC, Juliana Daga, relatou que a ação teve uma finalidade específica: a de conscientizar os motoristas sobre como devem respeitar os ciclistas. “Nesse mês, com o Maio Amarelo, nós quisemos montar algo mais especial, que olhasse um pouquinho mais para os ciclistas”, disse.

Ela contou que ultimamente ocorreram alguns acidentes graves com ciclistas do município e essa campanha pede respeito àqueles que optam pela bicicleta como forma de lazer, esporte ou transporte.

De acordo com Joeliton Leal, diretor de trânsito da FazTrans, “um dos propósitos do movimento Maio Amarelo é a integração através de ações coordenadas entre o poder público, a sociedade civil organizada e associações. E, hoje, nós contamos com o apoio da Câmara Municipal”.

Ele também explicou que, além dessa ação, outro objetivo da gestão atual do órgão é investir em um programa de sinalização em Fazenda Rio Grande para amenizar os números de acidentes e ocorrências no trânsito.

O vereador Carlos Brandão (Republicanos) relatou que o trânsito em Fazenda Rio Grande cresceu no último ano, “temos um número muito alto de novos veículos no município e essa campanha ajuda a conscientizar os condutores para que tenham mais atenção aos pedestres, sinalizações e cuidado com a velocidade”.

Essa blitz educativa foi a terceira de um total de quatro ações da campanha municipal, que terá seu encerramento no próximo sábado, dia 27, com outra atividade a ser desenvolvida também na rua César Carelli. 

O movimento Maio Amarelo, que é internacional, completa 10 anos em 2023 e esse ano o tema central da campanha é “No trânsito, escolha a vida”. A campanha já conta com a adesão de 27 países que se unem em ações a fim de propagar o conhecimento, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras e efetivamente discutindo o tema da responsabilidade no trânsito.