Fazenda Rio Grande recebe mutirão Concilia pela primeira vez; Câmara é uma das organizadoras

por frg publicado 24/02/2023 15h56, última modificação 24/02/2023 15h56

De forma inédita, o município de Fazenda Rio Grande receberá o Concilia Paraná, um evento da Defensoria Pública do Estado, organizado em parceria com a Prefeitura, por meio da secretaria da Assistência Social, e a Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, no dia 1º de março, das 9h às 16h, no Teatro Municipal da cidade.

O Concilia Paraná é um evento que consiste em um mutirão de conciliação de casos em que as partes envolvidas estão de acordo sobre demandas e problemas na área de direito da família.

Segundo a diretora administrativa da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, Thaynara Murata, o trabalho em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e a Defensoria foi uma forma de viabilizar a organização e execução do evento, cujo foco é: “aproximar a população dos serviços da instituição, bem como prestar um atendimento jurídico de forma que as demandas sejam resolvidas de imediato. Por isso, esperamos que sejam atendidos e resolvidos o maior número de casos”.

Segundo a Defensoria do Paraná, os mutirões são políticas já consolidadas para aproximar a população paranaense dos serviços da instituição e aumentar o raio da ação. Eles são desenvolvidos em parceria com os municípios, que oferecem as estruturas físicas para receber as ações da instituição.

O 1º secretário da câmara, vereador Professor Léo (PSB),  lembra que “muitas vezes, as pessoas levam muitos anos para resolver um divórcio, uma guarda, e no evento vai ser mais ágil e gratuito. Além disso, é fundamental que a população participe para que haja mais eventos como esse no município”.

A diretora destacou ainda a importância do pré-cadastramento para agilizar o atendimento no dia do mutirão.

Atendimento no Concilia Fazenda Rio Grande

O pré-cadastramento pode ser realizado aqui. Ele agiliza o atendimento da população, mas não é pré-requisito para receber o serviço.

No dia do evento é importante levar documentos pessoais do casal (RG, CPF, comprovante de residência), certidão de casamento atualizada, comprovantes de renda, comprovante de bens, RG e certidão de nascimento dos filhos (se houver).

Data: 01 de março

Local: Teatro Municipal de Fazenda Rio Grande. Rua Itália, 287 - Nações.