Comissão de Finanças promove Audiências Públicas relacionadas à Lei Orçamentária Anual (LOA)

por frg publicado 26/10/2023 12h07, última modificação 26/10/2023 12h07

1ª audiência realizada em 25 de outubro

No último dia 25 de outubro, a primeira audiência pública foi realizada, e a próxima está agendada para o próximo 06 de novembro, ambas às 14h30, no plenário da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande. Essas reuniões têm como finalidade divulgar informações relativas à Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo exercício. (projeto de lei 035/2023).

Sobre a Lei Orçamentária Anual

A LOA, é um dos instrumentos essenciais no processo de planejamento e gestão dos recursos públicos em todas as esferas, sejam elas no âmbito Federal, Estadual e Municipal. A importância da lei é abrangente e engloba diversos aspectos essenciais para orientação do planejamento e execução do controle das finanças públicas, pois garante a alocação estratégica dos recursos, definição de políticas prioritárias, planejamento de utilização dos recursos públicos do próximo ano, a transparência das informações, além de fortalecer a participação cidadã na tomada de decisões do orçamento municipal.

Participação da comunidade

A LOA é elaborada com a participação ativa da sociedade civil, e é por meio de consultas e audiências públicas que essa abordagem fortalece a democracia participativa, o que permite que os cidadãos influenciem nas decisões orçamentárias, para garantir que os interesses da comunidade sejam devidamente considerados.

Os moradores de Fazenda Rio Grande, e os membros do corpo parlamentar terão a oportunidade de apresentar questionamentos referentes ao projeto, essas perguntas podem ser colocadas durante as reuniões presenciais agendadas. Aqueles que desejarem contribuir para a discussão deverão portar um documento de identificação oficial.

A Câmara Municipal vai transmitir ao vivo as audiências públicas pelo canal oficial no Youtube.

Serviço:

Audiência Púbica para debate da LOA