Dengue na mira: reforce sua defesa

por frg publicado 18/01/2024 11h50, última modificação 01/03/2024 13h48
Dengue na mira: reforce sua defesa

Fazenda Rio Grande registrou 2 casos

Os primeiros boletins epidemiológicos de 2024 já foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e os números mostram que devemos dobrar os nossos cuidados: são 12.782 novos casos de dengue no Paraná.

Em Fazenda Rio Grande, o 19° Informe Epidemiológico confirma 2 novos casos, ambos autóctones, que é quando o caso é contraído na região de residência do enfermo.

Como o mosquito se prolifera e os sintomas 

As altas temperaturas e a umidade, típicos do clima tropical, formam o ambiente perfeito para a proliferação do mosquito. O vírus da dengue é contraído quando uma pessoa é picada pelo mosquito fêmea do Aedes aegypti infectado.

A melhor medida que podemos tomar é a prevenção. O mosquito se prolifera facilmente em locais de água parada, portanto devemos estar atentos e eliminar esses focos em nossas residências.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta > 38.5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados

Vacina contra a dengue pelo SUS

No final do ano passado, o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas devemos continuar atentos à proliferação do mosquito, já que a vacina está sendo oferecida apenas a um grupo pequeno de pessoas - crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Cuide de você e de quem você ama, compartilhe a informação!