Esporte fazendense lota plenário da Câmara

por frg publicado 05/10/2022 11h07, última modificação 05/10/2022 11h07
Protagonistas da história do município recebem menção honrosa pelo papel desempenhado no futebol amador

Era 1989 quando José Maurício Melega começou a jogar como lateral no União Hortência II. Hoje, muita coisa mudou; ele não atua mais nos campos e o União não existe mais. No lugar, nasceu o Futebol Esporte Recreativo Atalaia, do qual Melega é presidente desde 2002.

No último dia 27, Melega, junto de mais 51 outros protagonistas do esporte fazendense, tiveram sua história e papel reconhecidos pela Câmara Municipal. Eles (presidente e vice-presidente de times de futebol amador) receberam uma homenagem em forma de Menção Honrosa pelo papel de incentivo do esporte em Fazenda Rio Grande.

A sessão solene contou com a presença de vereadores da casa, do secretário de Esporte e Lazer, Dudu Santos, e, como representante dos times, Antônio Miranda da Silva (conhecido Pepe), vice-presidente do Jaunafe Esporte Clube. O secretário de Obras, Caio Szadkoski (PROS), vereador licenciado, realizou o cerimonial.

No plenário lotado, estavam familiares e amigos dos homenageados. Foi lá que José Maurício Melega aguardou ansiosamente pelo recebimento do seu título.

Ele relembrou das situações de dificuldades pelas quais passaram e destacou a importância da homenagem. “É uma honra muito grande recebermos essa homenagem da Câmara. Ainda mais nós que passamos por tantas dificuldades para permanecer com o time. Ser reconhecido é muito bom e é uma forma da gente lembrar que o que a gente está fazendo não é em vão”, contou.

Quem divide a presidência com Melega é Roberto Luiz Nora, meio-campo do Atalaia e vice-presidente do time. Nora ressaltou que é a primeira vez que o município os homenageia desta forma. “Para nós, que disputamos os torneiros de campeonato amador aqui na cidade, é uma hora. E é a primeira vez!”, disse animado, e complementou: “É um reconhecimento de que você faz parte do município, seja pelo esporte ou pelo lazer”.

Em sua fala, o vice-presidente do Jaunafe, Antônio Miranda da Silva, o Pepe, agradeceu - em nome de todos os times - pela homenagem e ressaltou sua paixão e a importância e o apoio público. “Só nós sabemos que, às vezes, a gente tira do bolso para não deixar o time acabar. Cada um de nós [diretorias dos times] precisa de cada um de vocês [vereadores] porque o que move a gente é a paixão”, disse.

Já o secretário do Esporte e Lazer, Dudu Santos, ressaltou a plateia cheia e a importância histórica da homenagem: “É muito bonito ver o plenário lotado e com participantes que fazem parte da história da cidade e do esporte na cidade”.

O título de Menção Honrosa foi concedido a partir da aprovação do decreto legislativo nº 003/2022, de iniciativa do vereador Enfermeiro Zé Carlos (PRTB).