NOVEMBRO AZUL: CÂMARA DE FAZENDA RIO GRANDE REALIZA PALESTRA PARA SERVIDORES

por frg publicado 19/11/2025 12h45, última modificação 19/11/2025 13h46
Palestra foi realizada pelo enfermeiro David Diaz e pelo técnico em enfermagem Vinícius Leal

Nesta quarta-feira, 19, a Câmara de Fazenda Rio Grande promoveu uma palestra em alusão ao Novembro Azul - mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata - para servidores, colaboradores e vereadores.

O enfermeiro David Diaz e o técnico em enfermagem Vinícius Leal, da Prefeitura, compartilharam informações valiosas sobre saúde do homem, autocuidado e prevenção, reforçando, assim, a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados contínuos.

Segundo os especialistas presentes, o câncer de próstata é a segunda causa de morte na população masculina, atrás, apenas, do câncer de pele. “A prevenção é a melhor estratégia, portanto, devemos promover hábitos bons como, por exemplo: consultas de rotina, a fim de realizar exames; atualizar a caderneta de vacinação; monitorar o peso e os níveis de pressão arterial; além de ter uma alimentação saudável, consumir água e praticar exercícios físicos“, pontuam que qualquer alteração no organismo, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa.

“Foi um momento de aprendizado, troca e conscientização aqui na Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, dedicado a todos os homens que fazem parte da nossa equipe”, pontua a presidente da Câmara, Déia Teodoro (Republicanos) presente no evento acompanhada do secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Campaner e dos vereadores Enfermeiro Zé Carlos (Republicanos), Esiquiel Franco (Republicanos), Fernandinho (PP), Gilmar José Petry (PL), Joéliton Leal (PSD), Maciél (PL) e Marilda Garcia (PSD).  


NOVEMBRO AZUL

A cor azul foi adotada para marcar as ações de mobilização voltadas à saúde masculina, em contraponto a campanhas como o Outubro Rosa, que utiliza o rosa para conscientização sobre o câncer de mama. A iniciativa internacional chamada Movember teve origem na Austrália, em 2003, e chegou ao Brasil em 2008. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata apresenta alta incidência entre homens a partir dos 60 anos. 

 

FOTOS NOVEMBRO AZUL


Matéria: Diego Fernando Laska (Ascom/CMFRG) e Fotos: Diego Fernando Laska e Vanessa Marinelli Maciel (CMFRG)


registrado em: