Outubro Rosa: plenário da Câmara recebe palestra sobre o tema

por frg publicado 06/10/2023 16h44, última modificação 06/10/2023 16h44

Na última quinta-feira (05), o plenário da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande recebeu a enfermeira Stella Baron para uma palestra sobre o Outubro Rosa. Os servidores vestiram a camisa da campanha e puderam ouvir um pouco sobre os fatores de risco do câncer de mama, como ele surge no corpo, a importância do autoexame e exames de rotina, os direitos da mulher que recebe o diagnóstico positivo e puderam tirar dúvidas sobre o tema.

A campanha Outubro Rosa chama a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção. Segundo dados que a palestrante trouxe, os estudos de 2022 mostram que para cada 100 mil mulheres, cerca de 43 apresentam câncer de mama. De acordo com Stella, “esse número é muito alto e as mulheres precisam do autocuidado para não desenvolver essa doença, pois em muitos casos não é possível reverter se descoberto em um estágio muito avançado”.

A enfermeira também alertou sobre quando deve-se começar a prevenir: “não tem uma idade definida para começar a prevenção, a partir da primeira menstruação já é importante procurar um ginecologista ou uma unidade de saúde, mas a maior incidência de casos de câncer de mama é a partir dos 25 anos, que é quando a mulher está na fase reprodutiva, tem filho, amamenta e tem muita mudança no corpo”.

Câncer de mama

O desenvolvimento do câncer é diferente para cada mulher por isso é importante ficar atento a alguns fatores: história de menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos), menopausa tardia (após os 55 anos), primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade, uso de contraceptivos orais (estrogênio-progesterona) e terapia de reposição hormonal pós-menopausa (estrogênio-progesterona) – dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Fatores comportamentais e ambientais como rotina de exercícios físicos, alimentação saudável, ingestão de bebida alcoólica e sobrepeso também influenciam nesse desenvolvimento.

É importante ficar atenta a alguns sinais de alerta, segundo o Ministério da Saúde: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço. Outros sinais possíveis são a inversão do mamilo, inchaço da mama e dor local. Caso esses sinais sejam percebidos é necessário uma investigação médica por meio de exames específicos.