Parlamento jovem: Eleições definem novos vereadores mirins

por frg publicado 11/08/2023 14h24, última modificação 11/08/2023 14h24

Na última quinta-feira (10) foram realizadas as eleições para a escolha dos novos vereadores mirins pelo projeto Parlamento Jovem, fruto da lei 1.503/2021 de autoria do vereador Professor Fabiano Fubá (PRTB). Os colégios participantes foram:

- Colégio Estadual Desembargador Jorge Andriguetto

- Colégio Estadual Dr. Bayard Osna

- Escola Estadual Valdivino Parolin Acordes

- Colégio Estadual Cívico-militar Prof. João Hoinatz De Andrade

- Colégio Estadual Olindamir Merlin Claudino

- Colégio Estadual Prof. Anderson Rangel

O vereador Professor Fabiano Fubá, que esteve nos locais de votação, falou sobre a criação do projeto no município, afirmando: “Sou professor e com a vivência em sala de aula eu vi a necessidade de fazer com que os jovens conhecessem um pouco mais do processo democrático, assim nasceu a ideia de trazer o parlamento jovem para a cidade”. Ele também contou sobre a experiência com a primeira edição do projeto: “a participação dos vereadores mirins nas sessões foi algo incrível. Hoje temos três leis que foram propostas por eles e com certeza é uma experiência que eles vão levar para a vida toda”.

O presidente da Câmara de vereadores, Sandro do Proteção (PROS), falou da importância dessa aproximação da juventude no Legislativo: “Esses jovens estão vivendo uma fase diferente da nossa, uma fase inovadora e por dentro da tecnologia que traz perspectivas diferentes, o que pode trazer muitas ideias boas para dentro do legislativo”. O presidente também falou sobre o projeto estar alinhado com os ideais de seu mandato: “nosso intuito sempre foi aproximar a comunidade do Poder Legislativo e essa iniciativa do vereador é muito boa, vem de encontro com aquilo que a gente pensa”.

As escolas participantes do projeto receberam urnas eletrônicas e todo o apoio técnico necessário para a realização das eleições, com o apoio da Seção de Gestão de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

O aluno Guilherme Alves do Colégio Estadual Cívico-militar Prof. João Hoinatz De Andrade, contou o que achou da experiência: “na 1ª edição não teve muita gente que queria votar e os vereadores não se soltaram muito, mas agora, na 2ª edição, foi espetacular porque teve campanha e bastante projetos maravilhosos dos vereadores”. Ele também participou como mesário e disse que se surpreendeu com a experiência.

Parlamento jovem

O objetivo do projeto é possibilitar que os alunos de escolas públicas e particulares, de 11 a 17 anos, tenham a oportunidade de conhecerem melhor o processo Legislativo no âmbito municipal, estimulando a consciência política paralelamente à formação escolar.

Os estudantes que participam do projeto veem na prática como é a rotina de um vereador e conseguem entender desde como funcionam as eleições para o cargo eletivo, até a criação e votação de projetos que se tornam leis municipais.

A lei do Parlamento Jovem está de acordo com a Escola Judiciária do TRE-PR e os primeiros debates para o desenvolvimento do projeto foram realizados em junho de 2021.

Na 1ª legislatura, no ano de 2022, os jovens parlamentares produziram, além de requerimentos e indicações, 3 projetos de lei que foram aprovados e hoje são leis no município. Todos eles foram pensados para debater problemas da comunidade e deliberar sobre sugestões de possíveis soluções.

Um exemplo é a lei 1690/2023, que foi inicialmente de autoria da vereadora mirim Sophia Beatriz Cunha Moreira, que instituiu a ampliação do número de vagas de estacionamento destinadas a pessoas com deficiência em locais públicos.

Próximos passos

As eleições definem a 2ª legislatura do Parlamento Jovem. São 13 eleitos (mesmo número de cadeiras do legislativo municipal) e o mandato tem a duração de seis meses. O resultado oficial das eleições será divulgado na próxima segunda-feira (14).

A posse dos jovens parlamentares será realizada no plenário da Câmara de Vereadores em Sessão Solene com data a ser definida. Os eleitos são diplomados pelo Poder Judiciário e, em seus seis meses de mandato, são realizadas cinco sessões ordinárias.