PASTOR CLAUDIONIR DIACZUK RECEBE MENÇÃO HONROSA NA CÂMARA DE FAZENDA RIO GRANDE
Na noite desta quinta-feira, 11, a Câmara de Vereadores de Fazenda Rio Grande, com o plenário cheio, realizou a 4ª Sessão Solene de 2025, a fim de homenagear o pastor Claudionir Diaczuk - em reconhecimento pelos serviços prestados em trabalhos sociais realizado em prol da população deste município por sua dedicação e compromisso em ajudar ao próximo com o ato nobre de amor e respeito - com a Menção Honrosa. A honraria foi proposta, em 2024, pelo vereador e, agora, secretário municipal de Defesa Social, Alexandre Maringá, juntamente com o vereador Esiquiel Franco (Republicanos), aprovada por todos os vereadores.
“É uma honra e satisfação estar aqui, hoje, para homenagear o pastor Claudionir Diaczuk, que recebe a outorga da Menção Honrosa de nossa querida Fazenda Rio Grande. Esta honraria é um reconhecimento por sua dedicação e seu compromisso com o bem-estar da nossa comunidade. Que Deus te abençoe e te ilumine e continue fazendo esse trabalho maravilhoso para as pessoas de Fazenda Rio Grande”, pontua a presidente da Câmara de Fazenda Rio Grande, Déia Teodoro (Republicanos), após a fala do pastor Eder Ramos, acompanhada dos vereadores Esiquiel Franco (Republicanos), Joéliton Leal (PSD) e Thauana Padilha (PSD). Os demais vereadores justificaram suas ausências.
Por sua vez, o vereador Esiquiel Franco (Republicanos), co-autor da homenagem, destacou a importância da mesma, a qual foi aprovada por todos os vereadores. “Esta Menção Honrosa da nossa querida Fazenda Rio Grande é um reconhecimento merecido por sua incansável dedicação e compromisso com o bem-estar de nossa comunidade. Pastor Claudionir, sua trajetória é um exemplo de serviço, fé e amor ao próximo. O senhor é uma inspiração para todos nós. Receba esta homenagem com um símbolo de nossa gratidão e admiração”, pontua acompanhado do secretário municipal de Defesa Social, Alexandre Maringá.
E, por fim, o pastor Claudionir Diaczuk, homenageado da noite, agradeceu a todos da Câmara pela honraria. “Primeiramente, eu quero agradecer ao vereador e, agora, secretário Alexandre Maringá e também ao vereador Eziquiel, bem como a todos os vereadores que votaram por essa singela homenagem a mim e a minha família. Que Deus abençoe a todos sempre”, finaliza acompanhado dos pastores Eder Ramos, Gilson Samuel Ferreira e Welvison Dal Ponte; bem como do presbítero Azauri de Jesus Melo Cruz e dos demais convidados.
A Sessão Solene foi transmitida, ao vivo, pelo canal da Câmara no YouTube e pode ser revista aqui
Confira as fotos da Sessão Solene aqui
BIOGRAFIA
Claudionir Diaczuk nasceu aos 11 de maio de 1980 na cidade de Curitiba, filho de Antônio Diaczuk e Maria Helena Ferreira Diaczuk, cresceu em sua cidade natal e desde muito cedo teve que ir morar no Estado de Rondônia, onde começou a trabalhar na lavoura, já morando na cidade de Cacoal, precisou vender picolé para auxiliar financeiramente a família.
Com passar dos alguns anos, foi morar em Araçatuba - São Paulo, onde começou a trabalhar com 12 anos, ajudando seu pai na área de construção civil.
Em 1997, começou a frequentar a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Logo se batizou no mesmo ano na cidade de São Carlos, Estado de São Paulo, onde estava trabalhando.
Casou-se em 23 de junho de 2001 com Susana Melo Cruz e, em 17 de fevereiro de 2007, foi presenteado com o nascimento de seu primeiro filho, Felipe Melo Cruz Diaczuk, e, em 21 de fevereiro de 2014, nasceu seu segundo filho, Matheus Melo Cruz Diaczuk.
Sentindo forte a sua chamada ao ministério, no ano de 2006 foi consagrado a diácono, 2007 foi consagrado a presbítero; e, em 2009, formou-se pela Faculdade FATEP em Bacharel em Teologia e concluiu o Curso Fé na Prevenção, do uso de drogas em instituições religiosas e movimentos afins para auxiliar aos dependentes químicos e seus familiares.
Prestou assistência ao CENSE, educandário de menores infratores do município de Fazenda Rio Grande, por quase um ano.
Em 2012, seu nome foi apresentado à CIEADEP (Convenção de Ministros do Estado do Paraná), para ser consagrado ao grau de Evangelista.
Em 2013, recebeu o convite para assumir um cargo na diretoria da Igreja como primeiro secretário e também para ser integrado na obra de Deus.
Nesse mesmo ano, recebeu o convite para assumir o pastoreio de uma congregação da Igreja Assembleia de Deus em nosso município, que tinha por nome El-Shaday.
Ali permaneceu pastoreando por 2 anos, fazendo diversos trabalhos em prol da comunidade. Por se tratar de um local bem carente, muitos o procuravam e, por diversas vezes, foi realizado mutirão social para atender aos mais necessitados.
Em 2015, seu nome foi novamente apresentado para ser separado ao grau de Pastor à CIEADEP (Convenção de Ministros do Estado do Paraná).
Em 2016, fez o Curso de Capelania, depois foi transferido para pastorear a Congregação do Monte Sião no bairro Santa Terezinha, onde esteve por mais 2 anos e 2 meses.
Após esse período, foi convidado pelo ministério a pastorear a Congregação Nova Jerusalém, e ali permaneceu por 2 anos.
Em seguida, foi convidado a estar auxiliando no Templo Sede da Igreja Assembleia de Deus.
Em 2018 realizou o sonho de viajar ao Egito e Israel, onde ficou por 12 dias e recebeu o Certificado de Peregrino na Terra Santa, com a chegada e a posse do novo Pastor Presidente da Igreja Assembleia de Deus.
Em 2019, Pastor Dênio Staner Storbem, homem de Deus, uma referência no Brasil e no mundo, sentiu de fazer uma eleição para composição da nova diretoria da Igreja Assembleia de Deus.
O pastor Claudionir Diaczuk colocou seu nome para concorrer ao cargo de Primeiro Secretário e, assim, obteve a maioria dos votos, sendo imediatamente empossado como Primeiro Secretário da ADFAZENDA.
Após alguns meses, foi convidado a assumir como co-pastor do Templo Sede e, aceitando o convite, foi empossado no dia 1º de setembro de 2019. Ali, vem desempenhando sua chamada pastoral juntamente com sua família.
Ao longo de sua chamada pastoral, atuou e fez diversas ações sociais, como distribuições de cestas básicas, palestras, seminários, aconselhamento a casais, jovens e adolescentes, como também dependentes químicos, visitas a hospitais e ao sistema prisional.
Matéria: Diego Fernando Laska (Ascom/CMFRG) e Foto: Derick Lara (Ascom/CMFRG)