Primeira edição da Escola do Legislativo recebe alunos do município para palestra sobre política

por frg publicado 08/08/2023 13h55, última modificação 08/08/2023 13h54

A primeira edição da Escola do Legislativo foi realizada na manhã da última segunda-feira (07) e recebeu os alunos do 1º ano do Colégio Cívico-militar João Hoinatz de Andrade juntamente com os professores Eduardo Augusto dos Santos e Luana Roika. Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, Sandro do Proteção (PROS), e o vereador Professor Fabiano Fubá (PRTB).

Como palestrante, a Escola do Legislativo recebeu a socióloga e doutoranda em Ciência Política, Patrícia Sene de Almeida, para falar sobre o tema “Política: o que é e por que importa?”.

Na palestra, Patrícia destacou que a política é para todos: “Antes, muitas pessoas se distanciavam do assunto porque achavam que política era apenas para os ‘superiores’, para a elite e pessoas muito estudadas, mas, depois de um tempo, foi se percebendo que na verdade a política é autônoma e tem a finalidade de produzir bens coletivos”.

A política impacta a vida de todos, por isso é importante que os jovens participem desse processo, seja pelo voto consciente ou até mesmo ativamente, por meio de movimentos sociais, ONGs ou associações de bairro, por exemplo.

A aluna Ana Letícia contou o que achou da palestra: “ foi muito edificante para nós, alunos. Eu acho que, como estudantes, nós temos que estar preparados para a política, porque futuramente alguns podem exercer cargos públicos, então é interessante a gente saber sobre o assunto e como funciona”.

Todos os presentes tiveram a oportunidade de fazer questionamentos aos vereadores e à palestrante, e, ao final da palestra, os alunos puderam conhecer as instalações da Câmara Municipal.

Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo é um projeto de autoria do vereador Sandro do Proteção, instituído pela resolução 1/2023, que tem o objetivo de oferecer apoio técnico-administrativo às atividades legislativas.

“A Escola do Legislativo foi pensada para trazer a população para a política, principalmente os jovens, para que entendam mais do assunto e para poder ouvir um pouquinho sobre como funciona a política municipal e nacional, e como funciona o trabalho do legislativo”, explica o presidente da Câmara.

O vereador Professor Fabiano Fubá também fala da importância da Escola do Legislativo: “ela [a escola] é importante para que a gente consiga colocar nos nossos jovens que estão dentro das escolas, uma consciência ética, cidadã e política”.

Próximas edições

Com muito entusiasmo a Câmara realizou a 1ª edição desse projeto, que teve um marco significativo no aprimoramento da compreensão cívica sobre o tema voltado a política e o fortalecimento da participação cidadã, mais especificamente dos alunos que em breve serão eleitores e decidirão o futuro do nosso país.

O foco agora é continuar com esse engajamento para cultivar uma sociedade com pessoas comprometidas e determinadas a moldar o futuro por meio da compreensão do Poder Legislativo e da participação no processo democrático. Em breve, novas edições da Escola do Legislativo serão realizadas.