Secretaria realiza conferência para discutir diretrizes do Sistema Municipal de Cultura, aprovado na Câmara, e eleger Conselho

por frg publicado 23/06/2023 10h09, última modificação 23/06/2023 10h09

A Secretaria Municipal de Cultura realizará no próximo dia 1º de julho, às 8h30, a Conferência Municipal de Cultura de Fazenda Rio Grande. O evento, que está na 4ª edição, vai acontecer no Teatro Municipal e traz como tema “Plano municipal de cultura: diagnósticos e desafios”.

Podem participar quaisquer cidadãos fazendenses interessados em discutir cultura e políticas culturais.

Um dos objetivos principais do evento é debater e definir as diretrizes do Plano Municipal de Cultura, visando a consolidação do Sistema Municipal de Cultura - que é regulamentado pela lei municipal 1697, aprovada em maio deste ano pela Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande (CMFRG).

Acerca disso, o Secretário Municipal de Cultura, Natanael Ferreira Coutinho, disse: “espero engajamento dos artistas nessa discussão para construirmos uma melhor gestão na Secretaria e na cidade”.

Outro objetivo é o de realizar a eleição dos cinco membros da Sociedade Civil que irão compor o Conselho Municipal de Políticas Culturais para o biênio 2023-2025. Esses membros poderão atuar nos setores de artesanato, música, artes performáticas, artes visuais / audiovisual ou literatura.

Podem concorrer artistas cadastrados no Sistema de Cadastro Artístico Municipal, o Sicam - plataforma regularizada pela lei municipal 1534, de 21 de janeiro de 2022, também aprovada pela CMFRG.

Ao Conselho também se integram cinco membros representantes do Poder público, indicados por secretarias municipais.

A Conferência Municipal de Cultura ocorre bianualmente e é um espaço deliberativo e de discussão.

A atividade busca reunir artistas, agentes e produtores culturais, representantes de entidades, de grupos culturais e da sociedade civil.

Nesse ano, um dos participantes confirmados é o ator Leandro Daniel, ex-morador de Fazenda Rio Grande. Ele, que já atuou em filmes da Netflix e novelas da Globo, irá compartilhar sua experiência e trajetória de vida profissional na área da cultura.

4ª Conferência Municipal de Cultura

Tema: Plano Municipal de Cultura: diagnósticos e desafios