SETEMBRO AMARELO EM FAZENDA RIO GRANDE
Setembro Amarelo é um movimento, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e de valorização da vida. Idealizada ainda no final de 2014 por diversas entidades, teve sua primeira edição em 2015. A cor “amarela” é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo e estima-se que para cada caso consumado, haja 20 tentativas. No Brasil, são cerca de 14 mil mortes anuais, ou seja, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia, número que poderia ser reduzido com informação, apoio e tratamento adequado.
O tratamento passa pelo acompanhamento psicológico e, em alguns casos, psiquiátrico, além de práticas de autocuidado que fortalecem a saúde mental, como, por exemplo, atividade física, sono de qualidade, relações sociais saudáveis e momentos de lazer. O apoio da família e dos amigos também é decisivo no processo de recuperação, assim como o incentivo ao diálogo aberto sobre emoções.
Além das unidades de saúde, o Centro de Valorização da Vida (CVV) é um serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio para quem precisa conversar. O atendimento, em todo o país, é 24 horas, pelo telefone 188.
Matéria: Diego Fernando Laska (Ascom/CMFRG) e Arte: Derick Lara (Ascom/CMFRG)