VEREADORES DE FAZENDA RIO GRANDE APROVAM A CRIAÇÃO DO FESTIVAL DE VIOLA RAIZ
Na 24ª sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira, 25, os vereadores de Fazenda Rio Grande aprovaram, por unanimidade, em segundo turno e redação final, o Projeto de Lei 011/2025 - de autoria dos vereadores Esiquiel Franco (Republicanos) e Professor Léo (Solidariedade) - que cria o Festival de Viola Raiz de Fazenda Rio Grande, a ser realizado anualmente no último fim de semana de agosto. Já a organização, realização e coordenação do referido evento vão ficar sob responsabilidade da Secretaria de Cultura.
De acordo com os vereadores proponentes, o objetivo é valorizar a cultura local, promover a música tradicional e fortalecer a identidade cultural da nossa cidade. “ A música raiz, em especial a viola caipira, é um dos mais autênticos símbolos da cultura brasileira, que representa a vida no campo, os valores familiares, as tradições e a história de gerações”, justificam.
Na ocasião, também foi aprovado, em segundo turno e redação final, o Projeto de Lei 018/2025 - de autoria do vereador Gilmar José Petry (PL) - que inclui no Calendário Oficial de Eventos da cidade, anualmente, o Rodeio Crioulo promovido pelo Centro de Tradições Gaúchas, o CTG Fazenda Rio Grande e revoga a Lei Municipal 121/2002.
“O Rodeio Crioulo atrai inúmeras famílias apaixonadas por esta tradição e conta com a participação de Centros de Tradições Gaúchas de vários estados, proporcionando, assim, uma movimentação no comércio em geral, como, por exemplo, hotéis, lojas de roupas típicas, restaurantes, postos de combustíveis e feirantes”, justifica Gilmar.
O vereador Professor Léo (Solidariedade) justificou sua ausência.
Matéria e fotos: Diego Fernando Laska (Ascom/CMFRG)