VEREADORES DE FAZENDA RIO GRANDE APROVAM O DIA DA MATERNIDADE ATÍPICA EM PRIMEIRO TURNO
Na 31ª sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira, 13, os vereadores de Fazenda Rio Grande aprovaram - por unanimidade - três projetos em primeiro turno. Destaque para o Projeto de Lei 024/2025 - de autoria dos vereadores Fernandinho (PP) e Marilda Garcia (PSD) - que institui no Calendário Oficial do Município de Fazenda Rio Grande, o “Dia da Maternidade Atípica”, a ser celebrado anualmente no dia 10 de maio.
A iniciativa, segundo os vereadores, é reconhecer e valorizar o papel das mães que exercem sua maternidade em contextos de atipicidade — sejam elas cuidadoras de filhos com deficiências, síndromes, transtornos do neurodesenvolvimento, doenças raras ou outras condições especiais.
“As mães atípicas enfrentam desafios múltiplos, muitas vezes invisíveis, que exigem resiliência, dedicação e superação contínua. Reconhecer publicamente essa realidade é um passo fundamental para fortalecer políticas de acolhimento, inclusão e apoio às famílias que vivem essa rotina”, justifica os vereadores proponentes.
Caso sancionado pelo prefeito em exercício, Serjão (PP), a lei entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial Municipal.
Outros Projetos - Destaque também para a aprovação do Projeto de Lei 048/2025 - de autoria da Prefeitura - que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 96,18 milhões, no orçamento municipal, para construção de viadutos sobre a BR-116.
Matéria: Diego Fernando Laska (Ascom/CMFRG) e Fotos: Zeus Gabriel Rodrigues (Ascom/CMFRG)